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sexta-feira, 20 de junho de 2008

Alcebíades Barcelos (Bide)




Alcebíades Maia Barcelos o Bide, nome inscrito com justiça entre os maiores compositores de samba na história da música popular brasileira, nasceu em Niterói, estado do Rio de Janeiro, em 25 de julho de 1902.Aos seis anos já estava morando na cidade do Rio de Janeiro, indo a família se fixar no lendário reduto do samba, o bairro de Estácio de Sá. Esse fato deve ter contribuído decisivamente para o futuro musical do menino. Como em geral acontecia com os sambistas, as origens de Bide foram bastante, humildes, sendo desde cedo obrigado a trabalhar. O primeiro emprego foi como aprendiz de sapateiro.
Levado por companheiros de trabalho, passou a freqüentar as rodas de samba do bairro, participando do movimento que promoveu a transição do estilo Amaxixado do samba, para sua forma definitiva. Começou a compor e a qualidade de suas músicas chegou até o cantor Franciscoi Alves, que costumava comprar produção de qualidade, de compositores populares, e gravá-la em seu próprio nome. Foi o que aconteceu com o samba A malandragem, que Francisco Alves aprendeu com Bide e gravou em seguida pela Odeon. No disco consta apenas o nome do cantor como autor, embora na partitura Bide apareça como parceiro.
Já completamente integrado ao grupo de sambistas do Estácio, fundou - ao lado de Ismael Silva, Mano Edgar, Brancura, Baiaco e outros bambas - a primeira escola de samba, a célebre Deixa Falar. Foi no samba do Estácio, e por conseqüência na Deixa Falar, que Bide introduziu o surdo e o tamborim, abrindo novas perspectivas para compositores e executantes do ainda novo ritmo.
No final da década de 20, abandonou a profissão de sapateiro e passou a viver da carreira artística, na qual se fixou como ritmista, assíduo participante dos estúdios de gravações e orquestras ou conjuntos radiofônicos (viria a ser funcionário da Rádio Nacional anos depois). Como compositor, teve em Armando Marçal o mais constante companheiro, formando com ele uma dupla que garantiu presença permanente na história da música brasileira. Foi com ele que compôs o samba Agora é Cinza, considerado pela crítica um dos mais bem-feitos em todos os tempos. Em seu lançamento, no Carnaval de 1934, o samba foi o vencedor do concurso de músicas carnavalescas, e promovido pela prefeitura do então Distrito Federal.
Mas, apesar do sucesso da dupla, vez que outra Bide "traía" Marçal e compunha com outros parceiros. Noel Rosa, Walfrido Silva, Benedito Lacerda, Alberto Ribeiro, João da Baiana, Kid Pepe, João de Barro, Ataulfo laves, Mano Décio da Viola e Roberto Martins estavam entre eles. É atribuída a Bide a descoberta de Ataulfo Alves como compositor, que, levado em 1934 para a RCA Victor, teve gravado seu primeiro samba. Até a morte de Marçal em 1947, a produção musical de Bide foi intensa, tendo caído bastante depois do falecimento do parceiro favorito.
Em 1955, o compositor chegou a animar-se novamente, ao participar da gravação de O Carnaval da Velha Guarda, LP do selo Sinter, com o conjunto da Guarda Velha, liderado por Pixinguinha. O grupo contava, entre outros, com as presenças de Bide, tocando afoxê, Donga, no violão, e João da Baiana, com sua personalíssima batida de pandeiro.
Em 18 de março de 1975, aos 73 anos, praticamente cego e paralítico, morreu no conjunto residencial para músicos, no Rio de Janeiro.


sábado, 14 de junho de 2008

Jamelão, mais um bamba que se foi....




O SAMBA amanheceu de luto neste sábado, 14. O intérprete oficial da Estação Primeira de Mangueira, José Bispo Clementino dos Santos, O Jamelão , faleceu às 4h da manhã, infecção grave, na Clinica Pinheiro Machado, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, onde estava internado desde a última quinta-feira (12).
Além de ser a voz da agremiação por mais de 50 anos, Jamelão também era o presidente de honra da agremiação.
Peço licença para falar deste grande mestre e também para desabafar contra o descaso que existe com essas figuras tão importantes para a cultura deste país.

Sabemos que os SAMBEIROS daquela que já foi a mais querida não se importavam com essas ilustres figuras e chegaram a dar graças a Deus quando o mestre estava doente e afastado da avenida pois abria espaço para os MERCENÁRIOS encherem o bolso e aparecerem. LAMENTÁVEL!!!!

Vale a pena lembrar que na ocasião que nós do Projeto Samba de Terreiro de Mauá recebemos Mestre Xangô da Mangueira pela segunda vez aqui no nosso terreiro para comemorar seus 85 anos de idade a Estação Primeira nem se quer lembrou. E lá, onde por obrigação deveria ser homengaeado não foi... Já era de se esperar


Abaixo segue um pequeno histórico sobre Jamelão:


Nascido no bairro de São Cristóvãono dia 12/05/1913, começou a ganhar a vida aos nove anos como pequeno jornaleiro. Ganhou o apelido de Jamelão na gafieira Jardim do Meyer, um dos muitos endereços de seu aprendizado de crooner. Foi levado à Mangueira pelo lendário compositor Gradim, amigo de Cartola e Carlos Cachaça, apesar de ter iniciado a trajetória de sambista acompanhando a mãe, Dona Benvinda, que saía na Escola Deixa Malhar, no Engenho Novo. Trabalhou como operário antes de começar a cantar em gafieiras.


Iniciou-se na bateria da Estação Primeira de Mangueira tocando tamborim. Interessou-se por aprender cavaquinho. Quando começou a cantar, seu estilo foi influenciado por Cyro Monteiro. Nos anos de 1930, passou por diversas gafieiras como a Fogão, de Vila Isabel, Cigarra e Tupi. Entre os dancings, cantou no El Dorado, Farolito, Avenida, Samba-Danças, Brasil e Belas-Artes. Começou a gravar no fim da década de 1940, após participar de inúmeros programas de calouros do rádio, incluindo o célebre "Calouros em desfile", de Ary Barroso e vencer um concurso da extinta Rádio Clube do Brasil, que finalmente o contratou por um ano. Até então, contentava-se em substituir seu padrinho Onésimo Gomes e até o "Rei da Voz", Francisco Alves. Em 1945 interpretou "Ai, que saudades da Amélia", de Ataulfo Alves e Mário Lago, no programa radiofônico Calouros em Desfile, apresentado por Ary Barroso. Logo depois, tornou-se crooner da Orquestra Tabajara e passou a cantar no rádio e em boates. Em 1949, gravou na Odeon, com Antenógenes Silva ao acordeom, o calango "A giboia comeu", de Antenógenes Silva e J. Correia da Silva e o samba "Pensando nela", de Antenógenes Silva e Irani de Oliveira. Em 1950, gravou solo as marchas "Pancho Vila", de Liz Monteiro, Victor Simon e Luiz Thomasi e "Este é o maior", de Pereira Matos, Correia e O. Silva e, em dueto com Onéssimo Gomes, o samba "Capitão da mata", de Henrique de Almeida, Humberto de Carvalho e Gadé e a marcha "Já vi tudo", de Antenor Borges, Raimundo Lessa e S. Queima. Em 1951, gravou como crooner de Carioca e sua orquestra os choros "Casinha da colina", de Luiz Peixoto e Pedro de Sá Pereira e "Voltei ao meu lugar", de Carioca. No mesmo ano, gravou solo o baião "Torei o pau", de Luiz Bandeira e o samba-canção "Onde vai sinhazinha", de Carioca. Em 1952, foi contratado pela Sinter e lá estreou com a marcha "Só apanho resfriado", de Wilson Batista e Erasmo Silva e a batucada "Você vai...eu não", de sua parceria com Pereira Matos. No mesmo ano, fez grande sucesso como crooner da Orquestra Tabajara de Severino Araújo no baile do Castelo de Coberville, na França, quando o estilista francês Jacques Fath apresentou o algodão brasileiro à alta costura européia. No ano seguinte, gravou os sambas "Eu não poderei", de sua autoria e José Batista, e "Acabei entrando bem", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, além da batucada "Deixa amanhecer", de sua parceria com Rossini Pacheco e José Ribamar.Em 1954, passou a gravar na Continental e lançou os sambas "Leviana", de Zé Kéti e Amado Regis e "Deixa de moda", de Padeirinho. Em 1955, gravou o samba "Bica nova", de Luiz Antônio e D. Palma e a batucada "Se parar esfria", de Norival Reis e José Batista. No mesmo ano, gravou dois sambas de Billy Blanco: "Corinthians, campeão do centenário" e "Oração de um rubro-negro". Gravou ainda no mesmo período o samba "Exaltação à Mangueira", de Enéas Brittes da Silva e Aloísio Augusto da Costa. Em 1956, gravou a primeira composição apenas de sua autoria, o samba "Cansado de sofrer". No mesmo ano, gravou o choro "Mirando-te", de Aldo Cabral e Severino Araújo e os sambas "Folha morta", de Ary Barroso, seu primeiro grande sucesso, e "Dengosa", de Raul Marques e Estanislau Silva. Em 1957, gravou o samba-canção "Pense em mim", de Antônio Maria e os sambas "Quem mandou", de Valdemar de Abreu, o Dunga, e Jair Amorim e "Como ela é boa", de sua autoria.Em 1958, gravou pela primeira vez uma composição de Cartola, o samba "Grande Deus". No mesmo ano, gravou os sambas "Saudade que mata", de sua parceria com Oldemar Magalhães, e "Guarde seu conselho", de Alcebíades Nogueira, Luiz de França e Átila Nunes e a marcha-rancho "Serenata de pierrô", de João de Barro. Ainda no mesmo ano, lançou o LP "Escolas de samba", interpretando dez sambas de diferentes escolas de samba, com destaque para "Apoteose ao samba", de Mano Décio e Silas de Oliveira, "Alvorada na Portela", de Francisco Santana, "Mangueira não morreu", de Jorge Zagaia, "Cântico à natureza", de sua parceria com Alfredo Portugês e Nelson Sargento, e "Benfeitores do universo", de Hélio Cabral. Ainda em 1958, gravou o LP "O samba em noite de gala", com, entre outras, "Preto velho", de Jorge Faraj e Custódio Mesquita, "Fui feliz" e "Solidão", de José Maria de Abreu e Custódio Mesquita e "Noturno", de Evaldo Rui e Custódio Mesquita. No ano seguinte, fez grande sucesso com o samba-canção "Ela disse-me assim", de Lupicínio Rodrigues. Ainda em 1959, gravou o samba-canção "Três amores", de Sebastião Cirino e Célio Batista e o samba "Há sempre uma que fica", de sua autora e Alcebíades Nogueira. Também no mesmo ano, lançou o LP "O samba é bom assim - A boite e o morro na voz de Jamelão", no qual registrou quatro composições de sua autoria: "Que onda é essa", "Jajá da Gamboa", com Batatinha, "Águas passadas", com Edgardo Luiz e "A saudade já chegou", com Norival Reis. No mesmo disco, gravou outro sucesso de Lupicínio Rodrigues, o samba "Exemplo". No ano seguinte, gravou o samba-enredo "O grande presidente", de Padeirinho, com o qual a Mangueira desfilara anos antes. Ainda em 1960, gravou o LP "Desfile de campeãs - Jamelão e Escolas de Samba", com "Recordações do Rio antigo", de Cícero, Jorge de Oliveira e Hélio Turco, "Epopéia do petróleo", de Aureo Sousa e Gustavo Neves, e "Secas do nordeste", de Gilberto de Andrade e Waldir de Oliveira, entre outros sambas-enredo. Em 1961, gravou os sambas "Meu barracão de zinco", de sua parceria com Jair Costa, "Qual o que", de sua autoria e "Mais do que amor", de João Roberto Kelly. Em 1962, gravou o LP "Jamelão canta para enamorados", apresentando "Foi assim" e "Meu natal", de Lupicínio Rodrigues e "Afinal eu sabia" e "Não serve para mim", ambas de Sebastião Cirino e B. Gomes. Em 1963, gravou os sambas "Eu agora sou feliz", de sua parceria com Mestre Gato e "Não adianta", de sua autoria. Como cantor de samba e de samba-canção fez sucesso com: "Fechei a porta", de Sebastião Motta e Ferreira dos Santos; "Leviana", de Zé Kéti; "Folha Morta", de Ary Barroso; "Não põe a mão", de Arnô Canegal e Buci Moreira; "Matriz ou filial", de Lúcio Cardim; "Exaltação à Mangueira", de Enéas Brites e Aluisio da Costa; "Eu agora sou feliz", de sua parceria com Mestre Gato; "O samba é bom assim", de Norival Reis e Helio Nascimento; e "Quem samba fica", parceria com Tião Motorista. Nos anos 1950 iniciou sua carreira de intérprete de samba-enredo para a Estação Primeira de Mangueira. Ficou conhecida a preferência do cantor em ser chamado de intérprete de samba-enredo e jamais "puxador", como habitualmente são denominados os cantores de samba-enredo na maioria das escolas de samba. Além de ter o seu nome definitivamente ligado à história do samba-enredo, é reconhecido como o maior intérprete da obra de Lupicínio Rodrigues, cujos antológicos sambas-canções como "Esses moços", "Ela disse-me assim" e "Quem há de dizer" tornaram-se clássicos na sua voz. Em 1969, gravou na RCA Victor o LP "Cuidado moço", apresentando o samba-enredo "Mercadores e suas tradições", de Darcy, Jurandir e Hélio Turco, "A vida é isso", de Lupicínio Rodrigues e "Sincera", de Tito Madi. Em 1972, gravou o LP "Jamelão interpreta Lupicínio Rodrigues", totalmente dedicado ao repertório do compositor gaúcho, com arranjos do maestro Severino Araújo e acompanhamentos da Orquestra Tabajara. Em 1973, lançou em LP "Ela me convidou", de sua autoria, "Primeira via", de Jony Santos e Lúcio Cardim e "Loucura", de Lupicínio Rodrigues. No ano seguinte, gravou "Sou verde-rosa", de sua autoria, em homenagem à escola de samba Mangueira, "Se é verdade", de Lupicínio Rodrigues, "Molambo", de Jaime Florence e Augusto Mesquita e "Castigo", de Dolores Duran. Ainda em 1974, lançou o LP "Os melhores sambas-enredo 75", com destaque para "Imagens poéticas de Jorge de Lima", de Mosar, Tolito e Delson, "Macunaíma", de Norival Reis e David Corrêa, "O segredo das minas do Rei Salomão", de Zé Pinto, Mário Pedra, Nininho Rossi e Dauro e "Zaquia Jorge, a estrela do subúrbio, vedete de Madureira", de Avarése. Em 1975, lançou o LP "Samba-enredo - sucessos antológicos", que apresentou clássicos sambas-enredo como "O grande presidente", de Padeirinho, "Casa grande e senzala", de Zagaia, Comprido e Leléo, além de "Exaltação à Mangueira", de Aloísio Costa e Enéas Brites. Em 1977, lançou o LP "Folha morta", com diversas composições de Lúcio Cardim, entre as quais, "Deus perdoa", Ela é assim" e "Foi feitiço", essa última parceria com Antônio Bruno, além de "Mormaço", de João Roberto Kelly. Em 1980, gravou "Risque", de Ary Barroso, "O amanhã será melhor", de sua parceria com Tairzinho e "Nem eu", de Dorival Caymmi. Em 1984, gravou o LP "Mangueira, a super campeã", com 11 sambas premiados na escola de samba verde e rosa como "Mangueira em tempo de folclore", de Enéas Brites e Aloísio Costa e "No reino da mãe-do-ouro", de Tolito e Rubens da Mangueira, além de "Quando eu falo da escola", uma homenagem de sua autoria. Em 1987, voltou a gravar um LP inteiramente dedicado a Lupicínio Rodrigues, incluindo clássicas como "Nunca" e outras menos conhecidas como "Ex-filha de Maria" e "Pra Sâo João decidir". Antes do domínio completo do samba-enredo nos carnavais, emplacou na folia belas melodias, como a de "Eu agora sou feliz", assinada junto com mestre Gato. Em 1994, lançou o CD "Minhas andanças", com música título de sua autoria, além de "Proposta" e "Ressaca", de Lúcio Cardim. Em 2000, lançou o CD "Por força do hábito", pela Som Livre, com acompanhamento da Orquestra Tabajara de Severino Araújo, em que gravou 14 músicas, sendo 12 do compositor Alberto Gino. Dentre elas, destacam-se "Quanta gente aí", "Êxtase" e "Não vou mudar", sendo a última um sucesso nas rádios do Rio de Janeiro. Em 2001, participou em Brasília da homenagem do Ministério da Cultura às escolas de samba, realizando um show ao lado de D. Ivone Lara e Martinho da Vila no Dia da Cultura, sob a regência do maestro Chiquinho de Moraes. O show foi repetido no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e na Quinta da Boa Vista, também no Rio, além de gravado em CD. No mesmo ano, inaugurou, no Centro do Rio, o novo local do bar Empório 100, inteiramente dedicado à chamada "música de raiz". Numa noite memorável, cantou seus principais sucessos e brindou o público com uma antologia de sambas-enredo, mostrando-se em forma, aos 88 anos de idade. Em 2003, apresentou dois shows no Bar do Tom acompanhado por Anselmo Mazoni no piano, Ériston Gonçalves no baixo e Kadu Mazoni na bateria, interpretadno seus grandes sucessos. No mesmo ano, lançou o CD "Cada vez melhor", no qual interpretou, entre outras, "Piano na Mangueira", de Chico Buarque e Tom Jobim, "Segredo", de Herivelto Martins e Marino Pinto, "Vou brigar com ela", de Lupicínio Rodrigues e um pot pourri em homenagem à Mangueira com os sambas-enredo "Avatar e a selva transformou-se em ouro" e "Brasil com Z é pra cabra da peste, Brasil com S é nação do Nordeste". Ainda em 2003, comemorou seu 90º aniversário com um baile promovido pela Mangueira na casa de shows Scala, no Rio de Janeiro, onde cantou acompanhado da Orquestra Tabajara. Recepciou os convidados na porta, dançou e mostrou-se de ótimo humor, contrariando a sua consagrada fama de rabugento. Também na seqüência das comemorações por seus 90 anos, foi homenageado no Prêmio Rival BR de música.



sexta-feira, 6 de junho de 2008

Antenor Gargalhada



Antenor Santíssimo de Araújo, nascido em 1909 e falecido em 1941.
Considerado um dos maiores sambistas da época de ouro da MPB, os anos 1930. Também era estimado batuqueiro e partideiro. Foi fundador da Escola de Samba Azul e Branco, do morro do Salgueiro, da qual foi diretor de harmonia. Morando no morro do Salgueiro destacou-se também ao defender os moradores locais contra uma ação de despejo impetrada por um italiano que comprou o morro e queria expulsar todo mundo. Em 1938, como representante da Escola de Samba Azul e Branco foi escolhido como "Cidadão samba".

Morreu prematuramente vitimado pela tuberculose. Devido a seu falecimento a Escola de Samba Azul e Branco em sinal de luto não desfilou no carnaval de 1941.

Em 1931, o samba "Eu agora fiquei mal", sua única parceria com Noel Rosa, foi gravado na Parlophon pelo cantor Canuto. Em 1938, a Escola de Samba Azul e Branco desfilou no carnaval com seu samba "Asas do Brasil" homenageando Santos Dumont, composição apontada por muitos como um dos primeiros sambas-enredo. Em 1945, seu samba "Cheque à granel", parceria com Ernani Alvarenga e Paquito foi gravado por Violeta Cavalcânti na Continental.

Em 1974, foi homenageado pelo compositor Geraldo Babão do Salgueiro com o samba "Homenagem a Antenor Gargalhada" cuja letra dizia: "Morava lá no alto do Salgueiro/Antenor Gargalhada, o primeiro/Emérito compositor/Na Azul e Branco ele foi o bamba/Foi um rei no reduto de samba/Hoje exaltamos o seu valor/Suas músicas ninguém esquece/Vamos cantá-las em forma de prece/Deixa eu afinar meu violão/Nega, o que queres de mim/Quem é a Vila para nos acordar/Com ele era sempre assim". Em 1978, no volume 4 da série "História das escolas de samba", da Rio Gráfica e Editora, foi homenageado em todo o lado A do disco que acompanhava o fascículo no qual foram interpretados pelo Coral Samba Livre os sambas "Nega, o que queres de mim", "Amanhecer", "O morro é completo", e "Arrependimento". Desses sambas, "Nega, o que queres de mim" havia sido gravado por Djalma Sabiá e os outros três estavam inéditos até então, sendo que "Arrependimento", só tinha a primeira parte, tendo recebido uma segunda parte do compositor João Melo.
Estão aí as Brazas:
Amanhecer (Antenor Gargalhada)
Arrependimento (Antenor Gargalhada / João Melo)
Nega, o que queres de mim? (Antenor Gargalhada)
O morro é completo (Antenor Gargalhada)
Eu agora fiquei mal (Antenor Gargalhada / Noel Rosa)
Homenagem a Antenor Gargalhada (Geraldo Babão)

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Samba no "SET" BAR, sabadão dia 07 de Junho de 2008



Estreando novo Blog... agora com mais recursos

No vídeo acima algumas imagens de momentos do PSTM nestes 5 anos de existência. Ao fundo Coração em Festa, samba de Xangô da Mangueira em parceria com Padeirinho gravado no Disco 40 anos de Mangueira que é uma peça obrigatória para a prateleira de quem gosta de partido alto pois reúne um time de Partideiros da Pesada.
Além dos bambas citados acima ainda estão presentes: Jorginho Pesanha, Jorge Zagaia e Aniceto do Império..... preciso falar mais alguma coisa?

Bom, aproveitando para divulgar uma BRINCADEIRA SÉRIA que iremos fazer no "SET" BAR e RESTAURANTE, sabadão às 19h.
Rua Padre Anchieta em Santo André - em frente a Pizzaria Vero Verde. Rua paralela a Av. Dom Pedro II sentido shopping ABC Plaza.Qualquer dúvida ligar para:
Leo 8155-4571
Marcelo 7662-7664
Edinho 9288-1890
ou no próprio “SET” tel: 4427-6607 - Falar com Gerente Jonas, pseudônimo Bernardinho.