Páginas

sábado, 1 de agosto de 2009

Mano Décio da Viola - O Primeiro Samba

Olá gente boa!!!!!!!

No dia 14 de Julho de 1909 em Santo Amaro da Purificação, nascia um dos mais geniais compositores da história do samba no Brasil. Delson Antônio Carlos, o Mano Décio da Viola.

Com 1 ano de idade foi morar no morro de Santo Antônio no Rio de Janeiro e aos 14 se mandou pra casa de Norberto Vieira Marçal, irmão do grande Armando Marçal do Estácio de Sá. Norberto, conhecido como Manga no morro do Buraco Quente era presidente da Escola de Samba Recreio de Ramos, onde Mano Décio se enveredou pela primeira vez. Nesta época gostava muito de ir ao cinema e foi lá que veio a inspiração inocente para se primeiro samba "Vem Meu Amor" que foi feito em cima de uma valsa chamada "Os patinadores" de Waldtefel.

Os Patinadores (Waldteufel) - Valsa que inspirou Mano Décio

e aqui o resultado Vem Meu amor (Mano Décio - Bide - João de Barro) interpretada por Almirante, grava do em 1935

Assim se inciou uma leva de grandes pérolas da música brasileira compostas por este grande mestre.

Durante este mês postarei aqui aos poucos algumas histórias interessantes sobre este nome que pesa mito na balança do Império Serrano.

E lembrando à todos que no dia 23 de AGOSTO de 2009 faremos uma homenagem à ele no Bar do Buiú às partir das 15hrs.

Compareçam!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Também aquele samba do Mano Décio, que não sei o nome, que termina mais ou menos "...alguém que não lhe soube amar" - deve ter sido inspirado no Somewhere over the rainbow: o lalaia do Décio e o refrão da gringa são iguais: confiram

http://www.youtube.com/watch?v=13WI3m7eUeY&feature=related