Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dia 23/08/2009 - Homenagem à Mano Décio da Viola

Salve!!!!!!!!!!!!!!

Mano Décio e o nascimento do Império Serrano.......
Antigamente existia o Prazer da Serrinha que era comandado por Alfredo Costa que, segundo diz a história era uma cara muito ditador e que acabou causando vários desentendimentos entre os integrantes da agremiação.
Eis então que no ano de 1946, Mano Décio da Viola chama Silas de Oliveira para compor uma obra-prima para o carnaval do ano. Era o samba "A paz Universal". Creio eu que Mano Décio e Silas, mal sabiam o tamanho da importância que seria a criação deste samba para o carnaval e para o mundo do samba em geral. Pois foi ele que causou mais um desentendimento entre os imperiais porque o samba já estava ensaiado, todo o morro sabia cantá-lo e em cima da hora o senhor Alfredo Costa preferiu apresentar outro samba para o desfile que era um partido alto chamado "No Alto da Colina". Tal fato resltou no 12° lugar da agremiação no carnaval do ano e marcou então o fim do Prazer da Serrinha. Aqueles que já estavam cansados da Ditadura imposta por Alfredo Costa, se juntaram e formaram então o Glorioso Império Serrano. eram eles : Mano Décio da Viola ,Silas de Oliveira, Molequinho, Mestre Fuleiro, Elói Antero Dias, Gradim, Zacharias da Silva Avelar, entre outros, e em uma reunião na casa de Dona Eulália do Nascimento.
Nascia então a Imponente corte imperial e, além disso, nascia também um novo estilo de samba enredo já que este samba "A Paz Universal" tratava da conferência realizada na cidade de São Francisco, na Califórnia, que criava a Organização das Nações Unidas-ONU à partir dalí samba enredo passou a relatar fatos históricos.
Enfim.... depois de toda esta celeuma Mano Décio Indignado pelo fato ocorrido, que como disse acima contribuiu não só com o lindo samba enredo, mas também para a criação de uma nova agremiação que veio a nos dar verdadeiros montros... ainda teve inspiração para mais uma obra que lamentava a derrota naquele ano de 1946..
Veja dona Eulália abaixo ...




Quase que chorei
Quando a minha escola de samba desfilou
Senti uma emoção
Meu coração quase parou

O samba do concurso não era aquele
Era um samba harmonioso
Que o Mano Décio escreveu

Serra
Sonhos dourados
A paz universal restabeleceu

Não sou muito bom de texto mas quero aqui pelo menos despertar um pouco de curiosidade
dos senhores em conhecer mais à fundo a história deste grande mestre.
Aguardo todos dia 23 (Domingo) de Agosto na homenagem que faremos à ele.
Até lá !!!

SALVE MANO DÉCIO DA VIOLA

Nenhum comentário: