Páginas

domingo, 17 de agosto de 2008

GRANDE OTELO.....Orgulho Brasileiro




Sebastião Bernardes de Souza Prata ... Ator, Cantor, Compositor.

Nascido em 18/08/1915 em Uberlândia, MG recebeu o sobrenome Prata da família tradicional que o criou, ainda em Uberlândia. Desde os oito anos de idade, costumava apresentar-se em frente aos hotéis de sua cidade natal, entretendo hóspedes e curiosos que passavam. Aos dez anos, acompanhou uma companhia de teatro que saiu em excursão para o Rio de Janeiro. Depois disso, passou a residir em São Paulo, com a família do maestro Fillipo Aléssio. Estudou no Liceu Coração de Jesus, na capital paulista. Recebeu rudimentos musicais do pai adotivo, que além do pequeno Sebastião, adotou uma menina chamada Abigail. Começou a ser chamado de Otelo pelo maestro que ministrava aulas de canto a Abgail Maia. Aprendeu a cantar "La bohême" e o maestro lhe disse que um dia iria cantar a ópera "Otelo". Passou a ser chamado de Otelo a partir de então. Quando foi para o Rio de Janeiro levado pelo produtor Jardel Jércolis recebeu dele o nome artístico de Grande Otelo, que segundo o próprio ator já seria uma piada quando ele aparecesse no palco tão pequeno.Sua vida foi marcada por uma tragédia, o suicídio de sua primeira esposa, que antes de se matar, na década de 1950, também matou seu filho de colo. Em 1983, foi um dos homenageados no desfile da Escola de Samba Beija-Flor ("Grande Constelação de Estrelas Negras"), do qual participou na avenida, junto com outros artistas negros.Ao desembarcar em Paris, às vésperas de seus 78 anos, quando estava a caminho do Festival dos Três Continentes, em Nantes, onde seria homenageado, sofreu um enfarte do miocárdio no próprio aeroporto Charles De Gaulle, onde morreu.
Grande Otelo foi um grande orgulho para os brasileiros e como integrante do morro, não poderia fugir dos encantos do samba . Otelo teve várias composições e a maioria delas em parceeria com Herivelto Martins com quem compôs o seu samba de maior sucesso Praça Onze.
Humildemente disponibilizo aqui alguns sambas do mestre que seja no Teatro, Cinema ou no Samba sempre manteve uma qualidade insuperável.
Salve, Grande Otelo que completaria hoje 93 anos de idade.

A guerra acaba amanhã (Grande Otelo - Herivelto Martins) - Francisco Alves - 1944
Bate o Sino Juvenal (Grande Otelo - Haroldo Lobo) - Araci de Almeida - 1945
Bom dia Avenida (Grande Otelo - Herivelto Martins) - Trio de Ouro - 1943
Campeão de Peteca (Grande Otelo - Ernani Silva) - Trigêmeos Vocalistas - 1945
Carnaval com quem? (Grande Otelo - Herivelto Martins) - Grande Otelo - 1959
Cidade Velha (Grande Otelo - Herivelto Martins) - Dircinha Batista - 1942
Couro do Gato (Grande Otelo - Popó - Rubens Silva) - Jorge Goulart - 1954
Desperta Brasil (Grande Otelo ) - Linda BAtista - 1942
Fala Caludionor (Grande Otelo - Herivelto Martins) - Trio de Ouro - 1945
Mangueira, não! (Grande Otelo - Herivelto Martins) - Francisco Alves - 1943
Mulheres à vista (Grande Otelo - Vera Regina) - Grande Otelo e Vera Regina - 1959
Os direitos são iguais (Grande Otelo) - Linda Batista - 1944
Pixaim (Grande Otelo - Herivelto Martins) - Trio de Ouro - 1943
Praça Onze (Grande Otelo - Herivelto Martins) - Castro Barbosa e Trio de Ouro - 1941
São João do Barro Preto (Grande Otelo - Herivelto Martins) - Linda Batista - 1944
Vitória Amarga (Grande Otelo - Popeye do Pandeiro) - Linda Batista - 1942


Baixe Aqui: http://rapidshare.com/files/138055877/Grande_Otelo_-_Algumas_Brasas_PSTM.rar.html

5 comentários:

André Carvalho disse...

Excelente trabalho, Edinho... Parabéns e conte comigo na luta.

Abração

Marcos disse...

Essa coletânea do Grande Otelo está fantástica! Não consigo baixar. Existe algum segredo? Abraço e parabéns pelo resgate de tantas raridades.

Anônimo disse...

Aloisio.
Gostei muitissimo da coletânea as musicas são maravilhosas e pouco divulgadas. Seria um presente inestimável se pudesse fazer o download para manter em acervo as músicas para compartilhar com aqueles que apreciam obras de arte.
Infelizmente o link para download não está funcionando. Se for possível gostaria de solicitar a correção ou ainda se puder enviar um link ativo para o meu email: almiranto@ig.com.br
Agradeço a oportunidade e que este blog seja abençoado sempre.

Anônimo disse...

Excelente homenagem ao Grande Otelo mas não foi possível fazer o download por favor se for possíve a correção do link ficarei eternamente grato.
Parabéns aos administradores do site pela qualidade dos posts

Almirantos disse...

Sequência de músicas excelente. Parabéns pelo bom gosto.
Gostaria muito de ouvir as músicas e tê-las no meu acervo mas o link está sem o arquivo para baixar. Por favor nos dê esse presente consertando o link. O site é nota dez.